​Celebração dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia prolonga-se até 2021

​Celebração dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia prolonga-se até 2021

A Câmara Municipal de Santarém e a Viver Santarém EM SA, definiram um novo programa de celebração dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia, criando novas iniciativas e prorrogando, até dezembro de 2021, os eventos que envolvem a Celebração. O novo programa conta com dezenas de iniciativas ao longo de todos os meses, tendo já sido realizado diversos eventos, adaptados às atuais contingências.

Através da realização de dezenas de iniciativas e eventos de amplitude regional e nacional, tal como evidencia o programa em anexo, pretende-se reforçar a Capitalidade Gastronómica de Santarém e criar novas dinâmicas em torno do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.

A próxima iniciativa desenvolve-se no dia 26 de Julho na Casa do Campino, em formato online, e é promovida pela Associação dos Município Portugueses do Vinho, pela Câmara Municipal de Santarém e pela Viver Santarém, tem por objetivo assinalar o 20ª aniversário da elevação da Gastronomia como Património Cultural de Portugal, onde será efetuada uma homenagem ao Grupo de Trabalho que promoveu esta iniciativa, com destaque para o Dr. Carlos Abreu. Será ainda efetuada uma mostra enogastronómica.

Destaque-se nesta nova programação, uma maior envolvência com os principais eventos gastronómicos das diversas freguesias do Concelho, através da presença de um stand próprio, como forma de divulgar o Festival Nacional de Gastronomia e o Programa de Celebração.

Destaca-se ainda a realização da 40ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, o Dia Nacional da Gastronomia, o evento “Portugal à Mesa em Santarém”, o lançamento do Guia Gastronómico de Santarém, a presença em diversos eventos de amplitude nacional, a realização de diversas conferências, debates e outras atividades que aliam a gastronomia e a importância da atividade física.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Camara Municipal de Santarém, reforça “a importância deste programa para a dinamização económica do Concelho e em particular para o sector da restauração, desejamos que em 2020 e 2021 Santarém reforce o seu estatuto de Capital Nacional da Gastronomia Portuguesa”.

João Teixeira Leite, Presidente da Viver Santarém, evidencia o esforço de colocar em prática um conjunto de iniciativas e eventos que “visam valorizar Santarém e a sua Gastronomia. Santarém será em 2020 e 2021 um palco de sabores e saberes de Portugal”.