O Banquete

EXPERIÊNCIAS GASTRONÓMICAS POR AUTORES CONSAGRADOS

Conseguimos ir além na nossa perceção de sabor e descobrir o umami de um produto?

Será a criação de um prato de autor uma das mais criativas manifestações artísticas?

O Festival de Gastronomia de Santarém desafia-o a ir mais além, em autênticos banquetes preparados por alguns dos mais conceituados chefes de cozinha de Portugal


Reservas e informações através do email : fng@viversantarem.pt


Chakall

26 de Outubro


Nascido em Tigre, Buenos Aires na Argentina, Chakall cedo descobriu a culinária. Cresceu na cozinha do restaurante da mãe e é já a quarta geração da família dedicada à arte da culinária. “Filho" de 5 culturas (tanto quanto se sabe!) com pais de origem galega, suíça-alemã, basco- francês, italiana e indígena do norte da Argentina, Chakall tem em duas mulheres a sua maior fonte de inspiração: a mãe Susana e a madrinha Virgínia. Foram elas que lhe ensinaram a importância de comer e o respeito por aquilo que se come. É destas raízes, mistura de culturas, sabores e saberes e também da enorme curiosidade e das viagens que tem feito ao longo da vida que cresce o seu gosto pela cozinha e, mais que isso, a experiência de vida através da comida. “Obrigado" a servir às mesas, levantar mesas, arranjar salsa e outras tarefas, aos 14 já tomava conta da cozinha do restaurante da progenitora.

Aos 18 anos, e farto do cheiro a fritos e de afugentar as candidatas a namoradas, Chakall deixa a cozinha e estuda Jornalismo, tendo sido jornalista e crítico de música no jornal argentino El Cronista. Mas passados 7 anos percebeu que o jornalismo não era, também, o que queria da vida. Deixou tudo para trás e abraçou outra das suas paixões: viajar! Desta aventura fizeram parte América Latina, Europa e África. Foi a Portugal que regressou depois dessa aventura por terras africanas durante quase 2 anos.

Chakall é um cidadão do mundo, multiplica-se em projetos – restaurantes, programas de televisão, livros e eventos – em países tão diversos como Alemanha, China, São Tomé e Príncipe ou República Dominicana – mas é por terras lusas que se sente em casa.

Em Portugal, além de ser presença habitual em programas de televisão que o tornaram conhecido do grande público (quem não se lembra de “Chakall e Pulga"?), gere a Cozinha Divina, empresa de catering, eventos e consultoria e está à frente de diversos espaços: El Bulo Social Club, Refeitório Senhor Abel e Heterónimo BAAR, todos eles localizados em Marvila, na cidade de Lisboa; L'Origine by Chakall, no Parque das Nações, em Lisboa; e, o Areal Beach Bistrot by Chakall, localizado na praia da Areia Branca, na Lourinhã.

O segundo semestre de 2019 revela-se particularmente desafiante já que há 3 novos espaços e conceitos no horizonte: m restaurante pop-up na Lagoa de Santo André, no Alentejo; uma hamburgueria com carne biológica em São João do Estoril e, por fim, mas não menos importante, o Luz by Chakall, o restaurante do Estádio do Sport Lisboa e Benfica, em parceria com o grupo Kofler que abre portas na segunda quinzena de setembro.

A sua imagem de marca: o turbante e o sotaque argentino. As suas paixões: música, gastronomia e viagens. O seu bem maior: a família!