O Banquete

EXPERIÊNCIAS GASTRONÓMICAS POR AUTORES CONSAGRADOS

Conseguimos ir além na nossa perceção de sabor e descobrir o umami de um produto?

Será a criação de um prato de autor uma das mais criativas manifestações artísticas?

O Festival de Gastronomia de Santarém desafia-o a ir mais além, em autênticos banquetes preparados por alguns dos mais conceituados chefes de cozinha de Portugal


Reservas e informações através do email : fng@viversantarem.pt


João Correia

01 de Novembro

Para o chef João Correia, cozinhar é, mais do que despertar sentidos, partilhar estórias e emoções. Criar memórias.

Formado em Técnicas Avançadas de Cozinha pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril em 2009, começou por trabalhar em banquetes no Penha Longa Resort, pertencente à companhia americana Ritz Carlton. Logo depois, em 2011, foi responsável pela implementação da cozinha do Hospital Privado de Santarém (atual CUF).

No ano seguinte, regressou ao Penha Longa, desta feita para se juntar à equipa do restaurante Arola, do chef Sergi Arola, tendo aí chegado a sub-chefe. Mais tarde, rumou a Barcelona para integrar o Arola do Hotel Arts.

Em 2015, seguida, passou pelo Pakta, de Albert Adriá. E, nesse mesmo ano, regressou a Portugal para lançar o Dois Petiscos, uma ponte gastronómica entre a Catalunha e Santarém na qual os petiscos dão às propostas de inspiração regional um toque contemporâneo.

Com este desafio, João Correia abandona a alta gastronomia e passa a dedicar-se a uma cozinha cuja simplicidade é o ponto de partida para reconhecer cada textura e extrair o máximo de cada sabor.