O Banquete | The banquet

EXPERIÊNCIAS GASTRONÓMICAS POR CHEFS CONSAGRADOS

Conseguimos ir além na nossa perceção de sabor e descobrir o umami de um produto?

Será a criação de um prato de autor uma das mais criativas manifestações artísticas?

O Festival de Gastronomia de Santarém desafia-o a ir mais além, em autênticos banquetes preparados por alguns dos mais conceituados chefes de cozinha de Portugal



LJUBOMIR STANISIC

20 de Novembro

Nascido em Sarajevo, Ljubomir Stanisic chegou a Portugal em 1997. Abriu o primeiro restaurante em 2004, em Cascais, onde conquistou vários prémios. Em Janeiro de 2009, inaugurou o primeiro restaurante em Lisboa, 100 Maneiras, com um menu único de degustação e, um ano depois, o Bistro 100 Maneiras, considerado o melhor restaurante do mundo pela prestigiada revista Monocle em 2017. Entre Março de 2016 e Junho de 2019, foi chefe consultor do hotel Six Senses Douro Valley, o primeiro na Europa desta prestigiada cadeia. Criou o Líquen, em 2019, um projeto com uma abordagem local, saudável e sustentável, pensado para se mover à medida das vontades do chefe, em formato pop-up, permitindo-lhe descobrir o melhor das ilhas dos Açores.

O cozinheiro jugoslavo-mais-português-de-sempre é autor de cinco livros e um “chefe-celebridade" desde 2011, quando foi jurado do primeiro Masterchef Portugal. Co-autor e protagonista do programa Papa Quilómetros, exibido na Fox International Channels por toda a Europa, desde 2017 que assumiu a apresentação do programa Pesadelo na Cozinha, recordista de audiências e cuja 3ª (e última) temporada foi emitida entre entre 2019 e 2020.

Em Fevereiro de 2019, abriu o novo 100 Maneiras (1 estrela Michelin), no Bairro Alto, um projecto planeado durante 4 anos e que é a consolidação de Ljubo, enquanto homem e cozinheiro, e do 100 Maneiras, enquanto marca única na gastronomia - restaurante que, no mesmo ano, foi incluído na primeira lista 50 Best Discovery, promovida pela organização dos renomados The World's 50 Best (uma das distinções internacionais mais importantes no mundo da restauração) e que no ano seguinte conquistou a sua primeira estrela Michelin.

Em agosto de 2020, assinou contrato com a SIC e lançou a sua loja online (www.ljubomirstanisic.pt), onde estão reunidos todos os produtos assinados por si, criados ao longo de quase uma década. Em Março de 2021, estreou-se na condução da versão portuguesa do programa Hell's Kitchen (e onde, mais uma vez, conquistou o pequeno ecrã).

Faça aqui a sua Reserva.