O Banquete | The banquet

EXPERIÊNCIAS GASTRONÓMICAS POR CHEFS CONSAGRADOS

Conseguimos ir além na nossa perceção de sabor e descobrir o umami de um produto?

Será a criação de um prato de autor uma das mais criativas manifestações artísticas?

O Festival de Gastronomia de Santarém desafia-o a ir mais além, em autênticos banquetes preparados por alguns dos mais conceituados chefes de cozinha de Portugal



RODRIGO CASTELO

18 de Novembro

Rodrigo Castelo - Taberna Ó Balcão

Nascido em Santarém, em 1980, desde cedo desenvolveu o gosto pela cozinha, influenciado pelo seu pai. Chegado o fim de uma etapa profissional na indústria farmacêutica, decidiu inverter o rumo da sua carreira, concretizando um sonho antigo em Outubro de 2013 inaugurou o Taberna Ó Balcão, em Santarém. O respeito pelos produtos do Ribatejo sempre fez parte da sua forma de estar na vida e na cozinha – mesmo quando se limitava a fazer petiscadas para os amigos. Por instinto e curiosidade, tem vindo a desenvolver um consistente repertório gastronómico de inspiração tradicional e regional que lhe permite afirmar-se como uma referência nacional na cozinha. Tem levado o seu Ribatejo aos mais conceituados eventos gastronómicos do país, Festival Nacional da Gastronomia, Congresso dos Cozinheiros, Peixe em Lisboa, Sangue na Guelra, Chefs on Fire, entre outros.

Entre as distinções que ganhou até ao momento destaca-se o 'Bib Gourmand' no Guia Michelin Espanha e Portugal 2020 e 2021 , o prémio “Restaurante de Cozinha Tradicional" da Revista Grandes Escolhas, em 2019, vencedor do “Troféu Portugal" promovido pelas Edições do Gosto, 2018, “Garfo de Prata", pelo guia “Boa Cama Boa Mesa" do Jornal Expresso, desde 2018, prémio “Mesa Diária" 2017, atribuído pela “Mesa Marcada", o primeiro lugar na categoria “Restaurantes" no concurso “Revolta do Bacalhau", em 2016, e o prémio “Melhor Cozinha de Autor" e Medalha de Ouro no 6º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo, 2016.

As suas criações são pensadas ao pormenor e a qualidade dos produtos é essencial. Nesta busca foi encontrando parceiros, tornando-se Chef embaixador de marcas como Bimi Portugal, Dona Uva, Adega Cooperativa do Cartaxo, MVP, Sakata, Icel e Visit foods.

A sua curiosidade e vontade de evoluir leva-o, a par com a Escola Superior Agrária de Santarém, a investigar e a desenvolver novos produtos gastronómicos. Este espírito empreendedor resiste mesmo em tempos de pandemia, pois apesar das condicionantes impostas, Rodrigo Castelo abriu, a par com mais dois sócios-gerentes, em 2021 a “Galinha da Vizinha". Um espaço diferenciado, com tecnologia de primeira e receitas próprias, que vai fazer as delicias de todos os amantes de churrasco.

Faça aqui a sua Reserva