O Banquete

EXPERIÊNCIAS GASTRONÓMICAS POR AUTORES CONSAGRADOS

Conseguimos ir além na nossa perceção de sabor e descobrir o umami de um produto?

Será a criação de um prato de autor uma das mais criativas manifestações artísticas?

O Festival de Gastronomia de Santarém desafia-o a ir mais além, em autênticos banquetes preparados por alguns dos mais conceituados chefes de cozinha de Portugal


Reservas e informações através do email : fng@viversantarem.pt


Rodrigo Castelo

01 de Novembro


Nascido em Santarém, em 1980, desde cedo desenvolveu um gosto pela gastronomia, influenciado por seu pai. Quando chegou ao fim de uma carreira profissional na indústria farmacêutica, decidiu inverter o curso de sua carreira, concretizando um sonho antigo e em outubro de 2013 abriu a taberna ou Balcão em Santarém.

O respeito pelos produtos Ribatejo faz parte sempre parte do seu modo de ser na vida e na cozinha - mesmo quando se apenas cozinhava em tertúlias com amigos. Por instinto e curiosidade, vem desenvolvendo um consistente repertório gastronômico de inspiração tradicional e regional que lhe permite afirmar-se como referência nacional na cozinha. Rodrigo Castelo levou seu Ribatejo para os alguns dos eventos gastronómicos mais respeitada a nível nacional, o "Congresso dos Cozinheiros", "Peixe em Lisboa" e "Sangue na Guelra" em 2017. Destaque os prêmios ganhos até agora, “Troféu Portugal 2018", "Mesa Diária 2017, atribuído pela" Marcada Mesa "1º lugar na categoria "restaurantes" na "Revolta do Bacalhau" de 2016, premiado com o "Melhor Cozinha de Autor" e “Medalha de Ouro" na “6ª concurso iguarias e Vinhos do Tejo" 2016, "Medalha de Ouro" no "9o Concurso de Gastronomia do Vinho do Porto" 2015 e "Revelação" no “5º Concurso de iguarias e Vinhos do Tejo - Tejo Gourmet" 2015. Em Março de 2018, a Taberna ou Balcão recebeu o troféu "Garfo de Plata", uma distinção atribuída pelo guia "Boa Cama Boa Mesa 2018", jornal "Expresso", Rodrigo Castelo, viu o seu restaurante a tornar-se o primeiro da cidade de Santarém a receber este reconhecimento. A Taberna ou Balcão é um projeto de desenvolvimento do património cultural e gastronómica do Ribatejo, com especial ênfase na produção regional, maximizando a mensagem de uma região rica e forte produtos, sabores e tradições.