Descobrir

O que visitar | What to see

Igreja da Misericórdia

Construção dos meados do século XVI, conta com a assinatura do arquiteto da casa real Miguel Arruda. É um exemplar perfeito de igreja-salão, de três naves, todas à mesma altura, com abóbadas de nervuras cruzadas, iluminadas por seis janelas retangulares e sustentadas por dez colunas toscanas, todas elas decoradas com ornatos brutescos, elementos que criam a espacialidade rasgada e conferem monumentalidade ao conjunto. No interior conserva-se uma sepultura rasa, epigrafada, de Nuno Velho Pereira (…-1609), uma das personalidades mais significativas da época da expansão portuguesa, capitão da Índia e patrocinador da Santa Casa da Misericórdia. Com o terramoto de 1755 a primitiva fachada foi substituída pela atual, de estilo barroco. O órgão de tubos, instalado na Igreja da Misericórdia, é um instrumento representativo da organaria portuguesa; foi construído em 1818 por António Xavier Machado e Cerveira (1756-1828), um dos maiores organeiros do seu tempo.


MISERICÓRDIA CHURCH

Built between 1559 and 1602, according to project architect Miguel Arruda, this magnificent church-hall is one of the first projects Mannerist in Santarém. The interior has three naves of the same height divided by Tuscan columns. Importantly gross painting columns, painters Sebastian Domingues and Andrew Morales (1630-39) and the Mannerist panel of Simon Rodrigues (1613-14) in the eyepiece altarpiece The early Mannerist facade was completely renovated after 1755 earthquake revealing the influences of the Baroque. Contains a magnificent collection of religious art belonging to the Holy House of Mercy (paintings, sculptures, vestments).