Descobrir

O que visitar | What to see

Mosteiro de S. Francisco | SÃO FRANCISCO CONVENT

A sua fundação remonta a 1242, integrando-se na corrente “mendicante", visível na amplitude do espaço, vãos altos assentes em pilares finos e ornamentação escultórica rara e sóbria. O edifício possui na sua estrutura sinais marcantes das várias épocas, do gótico ao barroco, passando pelo manuelino e renascença. Do período inicial restam boa parte da volumetria e os elementos estruturais mais importantes. Ao longo dos séculos o mosteiro foi sucessivamente alterado por novas campanhas artísticas, como no claustro, na transformação radical do cruzeiro e em diversas capelas do interior da igreja, das quais restam elementos decorativos de grande qualidade, como o arco renascentista da Capela de Santa Ana ou a traça maneirista da Capela das Almas, panteão dos Meneses e obra do arquiteto Pedro Nunes Tinoco. Na nave central, encontra-se o coro alto, patrocinado pelo rei D. Fernando para albergar o seu próprio túmulo e o de sua mãe, D. Constança. Esta estrutura é marcada por um exuberante programa decorativo que contrasta com a simplicidade do resto da igreja gótica.

  • Horário: 9:00 -12:30 | 14:00 -17:30
  • Encerra: 2ª e Feriados exceto 19 Março
  • Preçário: Bilhete Individual – 2€
  • Nota: Na eventualidade da existência de eventos o monumento poderá estar encerrado ao público


SÃO FRANCISCO CONVENT

Started around 1242 in the Gothic style mendicant, the building has undergone several changes and additions over the centuries, including other campaigns in Gothic style, especially the High Choir built by King D. Fernando (XIV century). This choir it is a magnificent manifestation of Gothic art in the country, the short cruciform pillars, the long thin ribs and the artistic capitals with vegetal thematic representation, religious and even a representation of an Aesop's Fable. The convent complex came to have two cloisters, three bedrooms, a dining room and a library. Damaged by the earthquake of 1755, the French invasion, the civil war of 1832-34 and the military occupation, the monastery was reopened in 2009 after intervention works inside.

  • Opening Hours: 9:00am -12:30am | 14:00pm -17:30pm
  • Closing days: Mondays and National Holidays
  • € 2 /person